Veja quais são as principais diferenças entre a parafusadeira e a furadeira e saiba quando usá-las!
Na hora de realizar consertos e ajustes em móveis, contar com bons equipamentos é essencial. Por mais que tenham nomes parecidos, a parafusadeira e a furadeira são equipamentos com algumas diferenças na hora de manusear.
Entenda as diferenças entre cada uma e para que servem:
Furadeira
Como o próprio nome já sugere, o principal da furadeira é fazer furos. Eles podem ser feitos em diversos tamanhos e profundidades, à medida que são feitas as trocas das brocas.
Além disso, também podem ser encontradas em diferentes modelos, desde os mais simples aos de alto impacto, que facilitam ainda mais ao realizar os furos.Cada modelo tem diferentes velocidades, tamanhos e tipos do mandril.
Quanto mais resistente for a superfície que será perfurada, maior terá de ser a potência e a velocidade do equipamento.
Parafusadeira
Já as parafusadeiras geralmente são utilizadas para fixar parafusos e rebites. Com ela, você tem mais firmeza do que usando uma chave de fenda.
Assim como a furadeira, a parafusadeira também possui modelos diferentes, podendo ser com bateria ou com cabo. As parafusadeiras pneumáticas e as de alto impacto possuem mais força que as parafusadeiras comuns, porém são mais pesadas.
O que deve ser levado em conta ao escolher entre esses equipamentos, é o tipo de material que será perfurado/parafusado. Além disso, o tipo de trabalho que será feito, pois existem aparelhos com foco no uso doméstico e outros para uso profissional.
Vale lembrar que alguns modelos de parafusadeiras, também podem ser usadas com a função de furadeiras. Nesse caso, você conta com a praticidade e eficiência dos dois equipamentos.
Seja qual for sua preferência, tanto a parafusadeira como a furadeira, são ótimas alternativas para quem quer montar móveis, pendurar quadros e instalar estantes em casa.